Pesquisar neste blog

sábado, 27 de novembro de 2010

como será o futuro?

como será o futuro? uma pergunta que nunca vai se calar. o mundo irá mudar. mudar por inteiro. não só na parte populacional ou em controle de aquecimento global como também na parte tecnológica do Mundo. fico até empolgado quando falo disso. quero saber várias coisas. existirão carros voadores, robôs que fazem tudo por você ou tecnologia suficiente para fazer com que um mudo fale e ouçam o que ele diz, com que um cego veja, e tecnologia suficiente para vivermos muito melhor do que hoje em dia.

O crescimento populacional vai forçar o ser humano a encontrar novas casas. Mas sempre temos em mente que vamos morar em Marte, ou no máximo seremos habitantes da Lua. Mas a verdade é que iremos habitar estruturas artificiais montadas com matéria primeiramente terrestre, depois de origem espacial (asteróides e da Lua). Essas estações orbitais vão comportar milhões de pessoas e presenciarão o auge do desenvolvimento humano.

então é isso pessoal. não sei no que esse post vai fazer diferença ou na sabedoria ou na parte onde vocês aprendem com o blog mas é que fiquei com vontade de escrever algo do tipo então está aí valeu galera

tecnologias futuras

O tema pode fugir um pouco do que o blog fala pois ele fala da tecnologia do dia a dia mas isso pode servir.
Pesquisamos muito para compilar o que estudos prevêem para nossa vida digital nos próximos anos. Algumas previsões são fáceis de ser verificadas já em 2 ou 3 anos. Outras, são futurologias lá para 2030. Talvez a gente faça um retrospecto nesta época para ver o que acertamos. Mas certamente não será em papel.
2008
Blu-ray alcança vendas de 5 milhões até o fim do ano. *In-Stat
Apple desenvolve celular movido a energia solar.
Blu-ray alcança vendas de 5 milhões até o fimdo ano. *In-Stat
TV a laser, com mais definição que as telas comuns, é lançada pela Mitsubishi.
Nintendo Wii ganha o primeiro game com controle mental.
2009
Carros ganham acesso à internet (nos modelos da montadora americana Chrysler).
2011
As impressoras 3D, que permitem fazer pequenos objetos em casa, se popularizam. *Gartner
2012
A tecnologia WiMAX, que permite acessar a internet sem fio em qualquer lugar, conquista mais de 200 milhões de usuários. *ABI Research
Softwares alugados (on-demand) são adotados por um terço das empresas. *Gartner
Softwares de código aberto estão, de alguma forma, em 80% dos programas comerciais. *Gartner
Cheio de programas e com acesso à internet, celular assume as funções do notebook. *Gartner
2013
Blu-ray pára de ser fabricado; todo mundo prefere baixar os filmes pela internet. *Samsung
2013
O vídeo invade lugares inusitados. Dá pra assistir discurso do chefe no porta-retratos ou ver comerciais na bomba de gasolina. Isso impulsiona o marketing e a publicidade. *Forrester
2015
Chegamos à marca de 2 bilhões de computadores no mundo. *Forrester
2018
Brasil, Índia, Rússia e China viram pólos de inovação tecnológica. *Chartered Management Institute
Ataques terroristas passam a ser online. Isso faz empresas policiar tudo que circula ou pode afetar seus sistemas. Até robôs-vigias e chips em funcionários são aparatos de segurança. *Chartered Management Institute
2020
Chega ao mercado a televisão 3D. E com cheiros. *Japan National Project
HP lança um anel que lembrará todos os gostos e informações do usuário.
2025
Amadurecimento e estagnação da indústria de computadores impulsionam a nanotecnologia. *Merrill Lynch
Surgem os primeiros “agentes inteligentes”, softwares que administram a sua vida. Eles sabem quando você vai viajar, por exemplo, e fazem tudo sozinhos: compram as passagens, reservam hotel e até alugam um carro. *Ofcom
2030
Com cada vez mais gadgets nas mãos das pessoas, demanda por energia é 82% maior que em 1990. *Global Insight
Surgem os primeiros computadores mais inteligentes do que o ser humano.

Como agem os vírus de computador e como trata-los

Os famosos vírus, aquelas coisinhas chatas que deletam programas, espionam você, roubam informações e várias outras coisas. elas são programadas para infectar e danificar um computador. Mas como eles agem?
Os primeiros vírus foram criados através de linguagens como Assembly e C. Nos dias de hoje, os vírus podem ser criados de maneira muito mais simples, podendo, inclusive, serem desenvolvidos através de scripts e de funções de macro de determinados programas.

Para contaminarem os computadores, os vírus antigamente usavam disquetes ou arquivos infectados. Hoje, os vírus podem atingir em poucos minutos milhares de computadores em todo mundo. Isso tudo graças à Internet. O método de propagação mais comum é o uso de e-mails, onde o vírus usa um texto que tenta convencer o internauta a clicar no arquivo em anexo. É nesse anexo que se encontra o vírus. Os meios de convencimento são muitos e costumam ser bastante criativos. O e-mail (e até o campo assunto da mensagem) costuma ter textos que despertam a curiosidade do internauta. Muitos exploram assuntos eróticos ou abordam questões atuais. Alguns vírus podem até usar um remetente falso, fazendo o destinatário do e-mail acreditar que trata-se de uma mensagem verdadeira. Muitos internautas costumam identificar e-mails de vírus, mas os criadores destas "pragas digitais" podem usar artifícios inéditos que não poupam nem o usuário mais experiente.

Ainda, há os vírus que exploram falhas de programação de determinados softwares. Algumas falhas são tão graves que podem permitir a contaminação automática do computador, sem que o usuário perceba. Outros vírus costumam se propagar através de compartilhamento de recursos, como aqueles que inserem arquivos em pastas de programa P2P (softwares desse tipo permitem o compartilhamento de arquivos entre internautas ou usuários de uma mesma rede de computadores).

Após ter contaminado o computador, o vírus passa então a executar suas tarefas, que podem ser dos mais diversos tipos, desde a simples execução de um programa até a destruição total do sistema operacional. A maioria dos vírus tem como primeira atividade a tentativa de propagação para outros computadores.

E Como tira-los do computador?

Existe uma variedade enorme de softwares antivírus no mercado. Independente de qual você usa, mantenha-o sempre atualizado. Isso porque surgem vírus novos todos os dias e seu antivírus precisa saber da existência deles para proteger seu sistema operacional. A maioria dos softwares antivírus possuem serviços de atualização automática. Abaixo há uma lista com os antivírus mais conhecidos:
Norton, Avira, McAfee, AVG, NOD32, e vários outros que você pode encontrar na internet ou em lojas de informática.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

O que são Ipods?

Ipod o aparelhinho pequenininho que você tem ou não, mas com certeza deve conhecer. Você realmente sabe o que ele é?
Ipod é um aparelho mundialmente famoso no mundo tecnológico. Pequeno, fino e com mil utilidades. Ele foi desenvolvido pela empresa APPLE.
Você deve saber pra que eles servem mas sabe como funcionam? Eu (maluco do jeito que sou) já tentei cortar ele ao meio pra ver o que tem dentro, mas não deu muito certo (começou a sair faísca do bagulho) deixei quieto e resolvi estudar(mais seguro).
Vamos como o estripador (vamos por partes).
1. Cabo USB
O cabo suga as músicas do computador a uma velocidade de até 480 Mbps – mais ou menos 15 músicas por segundo. Já em micros ultrapassados, que trazem conectores USB mais lentos, essa velocidade é 40 vezes menor.
2. Disco rígido
As músicas ficam guardadas aqui. Dá para colocar 240 canções de 4 minutos em cada gigabyte do disco rígido. Quer dizer: um iPod top de linha, de 60 GB, agüenta 14 400 músicas. Nos tocadores que reproduzem vídeo, essa capacidade dá para 75 filmes de 2 horas – ou para todos os episódios de Os Simpsons feitos até hoje.

3. Chip de memória
Quando você escolhe a música e aperta play, o iPod copia o arquivo digital guardado no disco rígido para um chip de memória – se ele tocasse a música direto do hd, seus movimentos fariam a música pular.

4. Descompressor
Um microprocessador puxa a canção do chip de memória e a descomprime. É que uma música armazenada em mp3 ocupa 10 vezes menos espaço que o normal. Mas na hora de tocar ela tem de voltar ao tamanho que tinha quando estava num cd – cerca de 40 MB.

5. Conversor
Uma música em formato digital nada mais é do que uma fileira de números (320 milhões de zeros e uns, em média). Como ninguém é tão nerd a ponto de ouvir números, esse chip está aqui para transformar o bolo de informação digital em ondas sonoras de verdade.

6. Amplificador
O sinal de áudio sai fraquinho do conversor. Mas aí entra o nosso amigo aqui. Ele dá uma turbinada nas ondas sonoras, tornando-as fortes o bastante para mover a película do fone de ouvido. Seus tímpanos fazem o resto do trabalho – eles nem precisam de bateria para funcionar.

Essa matéria foi grandinha. desculpe pelo texto gigante só queria deixá-los informados.
Um grande abraço da,
equipe tecnoblog.

Como funcionam as telas sensíveis ao toque (touch screen)

Olá pessoal.
Hoje estarei postando como funciona uma tela touch dos celulares modernos e de vários outros aparelhos. A explicação a seguir foi retirada de sites ou blogs variados.Parece coisa de ficção científica. Aliás, é algo que há muito tempo os filmes e contos de ficção científica já previam: uma interface com o computador através de movimentos e de toques direto na tela. Com o avanço da tecnologia, isso já virou realidade e é utilizado por muitos de nós todos os dias. Muitos caixas eletrônicos de banco, celulares como o iPhone e o Nokia 5800, e alguns monitores de computador já utilizam a tecnologia conhecida como Touch Screen. Mas você sabe como ela funciona?
1º vamos falar um pouco do que é o famoso nome moderno touch screen.
Em algumas palavras "touch screen" significa tocar na tela e esta tela é sensível ao toque, ou seja, além de podermos ver o que aparece no monitor do computador ou na tela de algum aparelho, podemos tocá-la e ela responderá como se estivéssemos tocando nos objetos mostrados nela. A tecnologia citada integra não só censores das telas como também interfaces selecionadas para o funcionamento e para o aparelho entender o que está acontecendo.
Atualmente existem vários tipos diferentes de tela touch screen, cada uma funciona com uma tecnologia diferente. Vamos aqui falar de quatro tipos principais, as telas resistivas, as capacitivas, as de Onda Acústica Superficial e o sistema utilizado pelo Microsoft Surface, que utiliza microcâmeras ao invés de sensores.
Então é isso pessoal falando de celulares e computadores touch é só, mas teremos muito mais postagens no blog.

Nossa equipe.

A equipe do tecnoblog deseja boas vindas ao novo blog criado por Dênnis Ponte!
A equipe conta com vocês para o blog seguir crescendo
Então é isso pessoal a 1ª postagem acabou =D