Pesquisar neste blog

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Internet


Você que fica aí todo tranquilo (a) navegando pela web, mandando e-mails, acessando rede sociais, consultando sites de buscas, já parou para pensar como de fato funciona a grande rede? Dá para imaginar como os mais de cinco trilhões de megabytes contendo dados virtuais circulam pelo mundo inteiro?
Antes de chegar ao seu computador, a informação passa por diversos pontos. Literalmente dá a volta ao mundo em alguns casos, dependendo de onde o servidor com as informações está localizado. Nesse caminho, elas são picotadas em diversas partes e, no fim do percurso, o seu computador se encarrega de reunir todos os pedaços para formar o conteúdo que você vê aí no seu monitor.Quando você acessa a internet, a primeira coisa que você ganha é um número de identificação, o chamado IP. É o seu RG no mundo virtual. Agora, como a informação é transmitida de um canto para o outro? Para isso existem milhares, milhões de cabos de fibra óptica espalhados pelo mundo. Existem cabosinstalados até embaixo dos oceanos, ligando um continente a outro.
Os cabos de fibra óptica e os roteadores espalhados pelo mundo tem a função de encaminhar o que você vê na tela do seu PC.É claro que existem buracos negros pelo mundo, onde a comunicação por fibra óptica ainda não chegou. O interior do Amazonas é um exemplo, assim como o centro da América do Sul. Estados Unidos, Europa e China são as localidades com maior capacidade de tráfego de informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário